segunda-feira, 30 de março de 2009

Homenagem ao meu pequeno paciente ""Douglas"


Estavámos a espera de um milagre de Deus, mas o nosso Pai Supremo preferió fazer o milagre, levando Douglas para sentar seu lado

A morte não é o castigo, mas sim a recompensa...
... castigo é viver aqui o resto da vida sem ti... Mas Deus vai nos confortar

Te amamos muito, muito, sempre.

Que Deus transforme esta dor tao grande que hoje sente seus pais que deram tudo para que você; Douglas estivesse bem, em seus ultimos dias conosco

Sei que hoje o ceu estar em festa com a sua chegada.
Que o senhor esteja sempre em nosso meio.

domingo, 29 de março de 2009

Vejamos algumas orientações práticas que podem ser tomadas, fazendo parte de algum tipo de programa educativo a ser desenvolvido em empresas, por meio de livretos, palestras, ou fazendo parte de um programa geral.

Dicas gerais

1) deve-se fazer várias pequenas refeições por dia, de modo a não chegar nunca a ter aquela fome de lutador de sumô, capaz de impedir qualquer julgamento sobre o que se está ingerindo;

2) definitivamente a maior refeição do dia deve ser o café da manhã, coisa que seguramente não faz parte do nosso hábito alimentar: “não dá tempo, não consigo, não tenho fome nessa hora”… mas seria muito bom se fizesse;

3) a menor refeição do dia, ao contrário do que a maioria dos gordos faz, deve ser o jantar, no qual o consumo de carboidratos (massas, pães, bolos etc) deve ser muito pequeno. Fazer só um “lanchinho”, no qual pães e doces são predominantes, seguramente não é bom;

4) como regra geral, um adulto que precisa perder peso deve aumentar proporcionalmente o consumo de proteínas (carnes, ovos), grãos, fibras (saladas não engordam!) e diminuir o de gorduras e farinhas;

5) considera-se adequada a perda de 500g por semana, para aqueles que estão acima do peso. Parece pouco? Isso significa 2 quilos por mês, 24 quilos no ano! E no entanto, 500g são, normalmente, menos do que se consome em uma refeição.

Dicas específicas

Devemos conhecer coisas mínimas sobre alimentação e nutrição, como por exemplo:

6) um grama de gordura nos fornece 9 calorias, enquanto um grama dos demais nutrientes nos fornece 4 calorias;

7) a diferença entre pão e torrada é a água que evaporou da torrada. Água não tem calorias, logo, não há diferença entre eles;

8) a diferença de valor calórico entre queijos depende deles serem feitos com leite desnatado, e não do fato de ser amarelo ou branco. O queijo que derrete no micro é gordo!

9) o fato dos alimentos avisarem que não têm colesterol não significa que são dietéticos, só que não têm gordura animal. Se tiverem um monte de gordura vegetal são, seguramente, muito calóricos;

10) a maioria dos doces (cremes, mousses etc) são gorduras doces, com todo aquele montão de calorias;

11) tire toda a gordura visível das carnes, antes do cozimento. A gordura do frango está na pele;

12) grelhado é bom. Empanado ou frito engorda!

13) creme de leite é tão calórico quanto manteiga, margarina e requeijão. Se não puder viver sem eles aprenda a fazer molhos com iogurte desnatado, inclusive para temperar saladas;

14) existe mais de um milhão de dicas para emagrecer. Deixe a preguiça de lado e seja proativo.

quarta-feira, 25 de março de 2009

A TIREÓIDE E A OBESIDADE


Dentro do nosso corpo existem diversos órgãos (coração, pulmões, fígado, rins, intestinos, etc), cada um executando determinadas funções para que nós possamos sobreviver. Como numa orquestra, eles precisam funcionar harmonicamente para que nossa saúde seja perfeita.

Mas é na parte da frente e inferior do nosso pescoço que está localizado um órgão pequenino (pesa quase 30 gramas) mas muito poderoso, pois seu mau funcionamento é capaz de desafinar toda essa orquestra: a tireóide.

Você deve estar se perguntando como um órgão de tamanho tão desprezível pode fazer tanto estrago. O segredo é que a tireóide é o que chamamos de glândula: ela produz e lança diretamente no sangue substâncias chamadas hormônios; assim, pegando carona na corrente sangüínea, esses hormônios podem atingir todos os órgãos do nosso corpo. E não é preciso “inundar” o sangue com estes hormônios: basta uma ínfima quantidade chegar a qualquer órgão para influenciar o funcionamento de todas as suas células.

Os hormônios da tireóide, os famosos T3 e T4, são como o pedal do acelerador de um carro: seu excesso ou sua falta, respectivamente, aceleram ou desaceleram o metabolismo, as reações químicas que acontecem no interior das células para gerar energia.

A disfunção mais freqüente da tireóide é o HIPOTIREOIDISMO, situação em que a tireóide produz uma quantidade de hormônios abaixo daquela necessária para o funcionamento normal do organismo, deixando toda a nossa “máquina” mais “lenta”.

No início, o problema pode passar despercebido e só ser diagnosticado através de exames de sangue. A pessoa pode até passar por “preguiçosa”, “sem força de vontade”, pois está sempre se queixando de fadiga, sonolência, dores no corpo, mal-estar, memória fraca, desinteresse pelo trabalho, falta de concentração, raciocínio lento, desânimo até mesmo para realizar as suas atividades do dia-a-dia, e ganho de peso. Mas, conforme vai piorando o grau do hipotireoidismo, podem surgir vários outros sintomas e, nos casos mais graves, se não houver tratamento, a pessoa pode até entrar em coma.
Veja alguns destes outros sintomas e sinais do hipotireoidismo: depressão, diminuição da audição, freqüência cardíaca baixa, aumento da pressão arterial, aumento do volume do coração, falta de ar, diminuição da ventilação pulmonar, ronco, apnéia do sono, prisão de ventre, diminuição do volume de urina, dores articulares, fraqueza e dores musculares, câimbras, diminuição de massa óssea, pele fria, pálida e seca, transpiração diminuída, palmas das mãos amareladas, inchaço, queda de cabelos, cabelos sem brilho, diminuição do crescimento de pelos e unhas, unhas fracas e quebradiças, diminuição de libido, irregularidade menstrual, falta de ovulação e dificuldade para engravidar, abortos espontâneos, anemia, intolerância ao frio, tendência a “queda do açúcar no sangue” (hipoglicemia), aumento do colesterol, diminuição do crescimento e atraso da idade óssea nas crianças.

Como você pode ver, todos estes sinais e sintomas se confundem com os sintomas de muitas outras doenças.

Veja em que situações devemos ficar mais atentos e desconfiar de hipotireoidismo:
Mulheres com mais de quarenta anos e homens com mais de sessenta anos (o hipotireoidismo é mais comum entre as mulheres, e é mais freqüente com o avançar da idade, embora também possa aparecer nas crianças).

Mulheres no período pós-parto (até aproximadamente seis meses).
Antecedente de outras doenças da tireóide (hipertireoidismo, tireoidite).
História de radioterapia na região do pescoço.
Uso de medicamentos que podem interferir na tireóide (lítio, amiodarona, etc).
Depressão refratária a tratamento, síndrome do pânico.
Antecedente familiar de doença da tireóide ou de doença auto-imune (a causa mais comum do hipotireoidismo é a tireoidite de Hashimoto, uma doença familiar em que a pessoa fabrica anticorpos contra sua própria tireóide, fazendo com que, aos poucos, ela deixe de fabricar seus hormônios).

Perda de massa óssea (osteopenia, osteoporose), aumento do colesterol, e todos os outros sintomas e sinais já descritos acima.

A melhor maneira de saber se você tem hipotireoidismo é procurar seu médico e contar seus sintomas. Através desta conversa e do exame físico ele pode avaliar quais exames serão necessários para se fazer o diagnóstico.

Quanto ao aumento de peso causado pelo hipotireoidismo, ele regride com o tratamento, mas também é necessário, além do uso do medicamento, fazer atividade física e ter uma alimentação saudável.

Se você tem hipotireoidismo e está tomando medicamento à base de hormônio de tireóide para repor a deficiência, na dose certa para normalizar as taxas de hormônio no sangue, você não vai ter mais nenhum sintoma. Não há motivo para engordar “por causa da tireóide” se o tratamento está sendo feito corretamente e a taxa de hormônio no sangue está normal.

E se você não tem hipotireoidismo, não está indicado o uso de hormônio de tireóide para emagrecimento. O uso de hormônio de tireóide emagrece quem não tem hipotireoidismo somente se for usado em doses muito acima da necessidade do organismo, levando a um excesso deste hormônio na circulação sanguínea (hipertireoidismo), que pode ter conseqüências desastrosas para a saúde, como arritmias cardíacas, infartes, derrames e até transtornos psiquiátricos. Além disso, o peso que se perde desta maneira não se refere só a gordura; perde-se massa óssea, podendo levar a osteoporose, e perde-se massa muscular, o que diminui o metabolismo e favorece um ganho de peso ainda maior quando se suspende o uso do hormônio, o famoso efeito-sanfona.

domingo, 22 de março de 2009

Dia internacional da Água - Homenagem Rosinutre


Em 22 de março de 1.992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o "Dia Mundial da Água", o qual vem sendo lembrado por entidades governamentais e não governamentais, como mais um dia mundial de luta em defesa da preservação da Natureza.

A ONU redigiu um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água".
O texto merece profunda reflexão e divulgação por todos os amigos e defensores do Planeta Terra, em todos os dias e não apenas no 22 de março.

"Declaração Universal dos Direitos da Água"

1.-A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão, é plenamente responsável aos olhos de todos.
2.-A água é a seiva de nosso planeta. Ela é condição essencial de vida de todo vegetal, animal ou ser humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura.
3.-Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
4.-O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
5.-A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como a obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
6.-A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
7.-A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
8.-A utilização da água implica em respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
9.-A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
10.-O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

sexta-feira, 20 de março de 2009

CHORAR FAZ BEM

Desconfie de quem não chora. Essa história de que homem não chora, de que chorar é sinal de fraqueza ou de frescura é uma bobagem. Se, em pleno século XXI, ainda há quem pense assim, coitado. Só isso que tenho a dizer.
Chorar é uma das maiores expressões de um sentimento verdadeiro. Seja a tristeza, o pesar, a saudade ou a alegria. Nunca achei normal uma pessoa nunca chorar. Há pessoas que acho que nem sozinhas choram. Pra onde vai a angústia delas? Sim, porque todo mundo sente, vez ou outra, uma necessidade de expulsar certas coisas! E olha, chorar pode ser a melhor forma de fazer isso… A vida é tão curta e o tempo tão implacável… Deveríamos ser menos duros, menos fechados.
Eu choro. De alegria, de tristeza. Quando me magoam ou quando me agradam. Choro quando vejo filme e até em certos comerciais de televisão. Choro quando vou a um casamento de quem gosto muito e quando um amigo sofre. Choro em formaturas… até mesmo se eu não conheço os formandos. Eu me emociono. Sempre me emocionei com a emoção dos outros. Não sei se isso é bom ou ruim. Há tempos eu tentava esconder. Sabe né… adolescente precisa parecer indestrutível. Mas a vida ensina. Não para todos nós na mesma hora, mas ensina, cedo ou tarde. E eu, a cada dia, fui me tornando mais emotiva. Ainda bem! Quantas emoções eu teria perdido se tivesse continuado sufocando o que sentia…
Não tenho vergonha que me vejam chorando. Vergonha eu teria de ser uma pessoa seca, sem sentimentos. Meu choro não é nem nunca será fraqueza. Meu choro sempre foi a transparência dos meus sentimentos.
E tu, choras o suficiente?

JOVEM E MAGRA


6 xícaras de chá por dia bastam para isso Conheça a fórmula que faz milagres pela sua saúde e pela sua beleza
Diante deles, os olhos brilham: os chás verde, branco e vermelho são conhecidos pelos efeitos positivos na luta contra os quilos extras. Mas será que eles realmente são tão poderosos? A nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde, garante que sim. Mas isso não é sinônimo de overdose nas xícaras. "É preciso controlar o consumo, principalmente nas pessoas hipertensas, que podem sofrer com o descontrole da pressão arterial", afirma.Mas as restrições não terminam aí. Abaixo, conheça um pouco mais sobre a ação deste trio de ervas e conte com elas para manter a saúde e o peso em dia.Os chás protegem o coração.Verdade.
A ingestão regular dos chás verde ou branco está relacionada à prevenção e controle de doenças cardiovasculares. Vários estudos comprovam menor taxa de doença cardiovascular e mortalidade entre consumidores do chá verde, principalmente: ele auxilia na diminuição dos níveis de colesterol e no controle da pressão arterial.Quem toma chá permanece jovem por mais tempo.Verdade. Os chás extraídos da planta Camellia sinensis são boas fontes de catequinas e polifenois, substâncias antioxidantes que agem no combate aos radicais livres (responsáveis pelo envelhecimento das células). Por isso, quem toma chá verde, branco ou vermelho diariamente mantém não apenas a aparência jovem, mas também garante o metabolismo em forma.Chá verde emagrece.Verdade. Este benefício, por enquanto, não pode ser aplicado ao vermelho e ao branco na mesma intensidade. O chá verde acelera o metabolismo, fazendo você queimar gordura mais rapidamente. Por causa disso, ele se torna um potente coadjuvante no emagrecimento. Mas atenção: não adianta se entupir de doces e frituras e tomar um chazinho depois. Uma dieta balanceada é fundamental para alcançar o peso com que você sonha.Os chás são ótimos companheiros para as refeições.Mentira. Não se deve fazer as refeições na companhia de chás e nem tomá-los logo após o almoço ou o jantar. Isso porque a bebida contêm substâncias que prejudicam a absorção do ferro pelo organismo.O consumo pode ser feito à vontade.Mentira. Eles não contêm calorias, mas é preciso controlar as doses, evitando um comportamento muito ansioso. O ideal é consumir de três a seis xícaras, diariamente, e após uma hora das refeições principais.A saúde bucal ganha com o consumo regular de chá verde.Verdade. A melhor forma de prevenir problemas bucais é manter uma boa higiene, com escovação e fio dental. Mas as pessoas com gengivas sensíveis tendem a sofrer menos com o consumo regular do chá verde. Segundo a nutricionista do Mundo Verde, o consumo habitual da bebida previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca.Uma planta e três chás diferentesO chá branco, o chá verde e o chá vermelho são originários da planta Camellia sinensis. Suas propriedades são conhecidas e divulgadas há mais de 4000 anos pela medicina oriental, de acordo com a nutricionista da rede Mundo Verde. O chá verde é preparado a partir das folhas novas da planta, que são rapidamente tratadas no vapor para evitar sua fermentação. O chá branco é colhido apenas uma vez ao ano e é composto por brotos e flores da planta, o que muda o sabor do chá, mais doce e suave do que o verde. Já o chá vermelho é fermentado e envelhecido.
Acredita-se que, por ser originário da mesma planta que o chá branco e verde, o chá vermelho tenha efeitos similares.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Nova etapa do entorno da mesa: comercialização

Sobre a administração da nutricionista Rosi Souza, o projeto Em Torno da Mesa esta começando sua nova etapa, invadindo o mercado com os produtos do beneficiamento do pescado que garante assim uma boa qualidade de vida e sustentabilidade da segurança alimentar.
Os produtos estam a disposição da comunidade em forma de kits, cada kit contem 3 produtos derivados da sardinha são eles: hamburguer linguiça e Kibe

segunda-feira, 16 de março de 2009

Refrigerante contêm muito açúcar

Uso excessivo de refrigerantes pode gerar diabetes e outras doenças.
.
O preferido da maioria das pessoas durante as refeições, os refrigerantes são líquidos que não trazem nenhum benefício ao nosso corpo. A bebida auxilia no aumento de peso e, além disso, pode gerar problemas gástricos futuramente.
.
O refrigerante literalmente não traz nenhum benefício nutricional ao corpo humano. “O fato é que os refrigerantes têm muito açúcar. Ainda vale como conselho adotar refrigerantes diets, que são menos adocicados”.
.
Muitas vezes também desaconselha a ingestão diária dos refrigerantes diets, pois também possuem grandes quantidades de açúcar. “Mesmo assim, às vezes ele acaba sendo melhor do que o suco, mesmo não adicionando nada nutricionalmente, mas é uma opção menos calórica aos que tem medo de engordar”.
.
Outros problemas que podem ser gerados são problemas gástricos, caso exista um consumo exagerado da bebida. “Além disso, alguns desses líquidos têm muita cafeína e pode causar insônia”.
.
De qualquer forma o consumo exagerado de refrigerantes pode ser um dos grandes responsáveis pela obesidade, principalmente a ocasionada em crianças. Todos esses problemas podem ser geradores de outras doenças, e é ai que tudo pode piorar.
.
“Evitar beber refrigerantes em excesso é o começo de uma vida mais saudável”.

domingo, 15 de março de 2009

Emagrecimento e Manutenção de Peso

Precisamos ter em mente que existe outro objetivo importante na manutenção do peso magro, que é nossa saúde física, pois reduz o risco de diversas doenças como colesterol, triglicérides, hipertensão, diabetes, doenças do coração, entre outras. As estatísticas mostram que grande maioria das pessoas após terem atingido o peso almejado, voltam a relaxar na dieta e acham que agora tudo volta a ser “permitido”, iniciando novamente o problema. Precisamos adquirir consciência do que acontece no nosso corpo quando adquirimos quilinhos extras, para mantermos uma alimentação adequada e saudável mesmo depois de ter emagrecido.

Vários estudos comprovam que as nossas células de gordura são formadas ainda na infância. Quando você se alimenta de forma incorreta e acaba adquirindo peso, estas células de gordura incham, chegando a ficar seis vezes maior que o tamanho original.

Estas células de gordura “cheias”, multiplincam-se, aumentando os depósitos de gordura no corpo.

Quando emagrecemos elas ficam vazias, mas podem voltar a inflar quando ingerimos novamente grande quantidades de calorias. Não tem como eliminar essas células, elas estarão sempre aí no seu corpo e ficam só esperando os seus descuidos para se encherem novamente.

É necessária toda uma mudança no estilo devida e de alimentação, desenvolvendo comportamentos magros, para que possa efetivamente manter o peso adequado e com saúde.

A reeducação alimentar é a melhor forma de se reduzir o peso, determinando o sucesso da manutenção de seu peso. As dietas com restrição de calorias não são efetivas, pois as chances de você desanimar, voltar a comer como antes e engordar novamente, são muito grandes.

Restringir a quantidade de carboidratos também não é indicados, pois ele é o nosso combustível para ter energia para realizar as atividades do seu dia-a-dia, e auxilia na absorção de gorduras , sendo indispensável para manter a integridade do sistema nervoso.

O segredo é escolher alimentos corretos, equilibrar a dieta, praticar atividade física regularmente e beber bastante líquido, facilitando a incorporação de novos hábitos saudáveis por toda a sua vida.

Assim, elimina peso e se mantem mais fortalecido contra algumas doenças, o que contribui para um melhor funcionamento do seu organismo. Com o passar do tempo o seu organismo se adapta aos novos hábitos adquiridos e você verá que poderá comer de tudo, em quantidade e freqüência adequada e se sentirá satisfeito.

Emagrecer exige tranquilidade, disciplina e consciência!